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quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fernando Pessoa Ortónimo

Características temáticas
-          Identidade perdida e incapacidade de definição
-          Consciência do absurdo da existência
-          Para ele a realidade não é apenas aquilo que se vê superficialmente
-          Tensão sinceridade / fingimento, consciência /inconsciência
-          Oposição: sentir / pensar, pensamento / vontade, esperança 7 desilusão
-          Anti-sensacionismo: intelectualização da emoção
-          Estados negativos: solidão, cepticismo, tédio, angústia, cansaço, náuse, desespero
-          Inquietação metafísica
-          Neoplatismo
-    Tentativa de superação da dor, do presente, etc., através da evocação da infância, idade de ouro, onde a felicidade ficou perdida e onde não existia o doloroso sentir
-    refúgio no sonho, no ocultismo (correspondência entre o visível e o invisível)
-    criação dos heterónimos (“Sê plural como o Universo!”)
-    Intuição de um destino colectivo e épico para o seu País (Mensagem)
-    Renovador de mitos
-    a visão do mundo exterior é fabricada em função do sentimento interior
-    Reflexão sobre o problema do tempo como vivência e como factor de fragmentação do “eu”
-    O presente é o único tempo por ele experimentado (em cada momento se é diferente do que se foi)
-    Tem uma visão negativa e pessimista da existência; o futuro aumentará a sua angústia porque é o resultado de sucessivos presentes carregados de negatividade

Características estilísticas


  •      simplicidade formal; rimas externas e internas; redondilha maior (gosto pelo popular) dá uma ideia de simplicidade e espontaneidade
  •     Grande sensibilidade musical:
  •    eufonia – harmonia de sons
  •    aliterações, encavalgamentos, transportes, rimas, ritmoo   verso geralmente curto (2 a 7 sílabas)
  •    predomínio da quadra e da quintilha
  • Adjectivação expressiva
  •  Economia de meios:
  • Linguagem sóbria e nobre – equilíbrio clássico
  • Pontuação emotiva
  •  Uso frequente de frases nominais
  •   Associações inesperadas [por vezes desvios sintácticos – enálage
  •  Comparações, metáforas originais, oxímoros
  •   Uso de símbolos
  •   Reaproveitamento de símbolos tradicionais (água, rio, mar...)



Temáticas


  •  O sonho, a intersecção entre o sonho e a realidade (exemplo: Chuva oblíqua – “E os navios passam por dentro dos troncos das árvores”);
  •  A angustia existencial e a nostalgia da infância (exemplo: Pobre velha música – “Recordo outro ouvir-te./Não sei se te ouvi/Nessa minha infância/Que me lembra em ti.” ;
  • Distância entre o idealizado e o realizado – e a consequente frustração (“Tudo o que faço ou medito”);
  • A máscara e o fingimento como elaboração mental dos conceitos que exprimem as emoções ou o que quer comunicar (“Autopsicografia”, verso “O poeta é um fingidor”);
  •  A intelectualização das emoções e dos sentimentos para a elaboração da arte (exemplo: Não sei quantas almas tenho – “O que julguei que senti”) ;
  • O ocultismo e o hermetismo (exemplo: Eros e Psique)
  •  O sebastianismo (a que chamou o seu nacionalismo místico e a que deu forma na obra Mensagem;


  1. Tradução dos sentimentos nas linguagem do leitor, pois o que se sente é incomunicável.


Sinceridade/fingimento
- Intelectualização do sentimento para exprimir a arte -> poeta fingidor
            - despersonalização do poeta fingidor que fala e que se identifica com a própria criação poética
- uso da ironia para pôr tudo em causa, inclusive a própria sinceridade
            - Crítica de sinceridade ou teoria do fingimento está bem patente na união de contrários
            - Mentira: linguagem ideal da alma, pois usamos as palavras para traduzir emoções e pensamentos (incomunicável)

Consciência/inconsciência

            - Aumento da autoconsciência humana (despersonalização)
            - tentativa de resposta a várias inquietações que perturbam o poeta

Sentir/pensar
            - concilia o pensar e o sentir
            - nega o que as suas percepções lhe transmitem
            - recusa o mundo sensível, privilegiando o mundo intelegível
- Fragmentação do eu à interseccionismo entre o material e o sonho; a realidade e a idealidade; realidades psíquicas e fisicas; interiores e exteriores; sonhos e paisagens reais; espiritual e material; tempos e espaços; horizontalidade e verticalidade.

O tempo e a degradação: o regresso à infância
            - desencanto e angústia acompanham o sentido da brevidade da vida e da passagem dos dias
            - busca múltiplas emoções e abraça sonhos impossiveis, mas acaba “sem alegria nem aspirações”, inquieto, só e ansioso.
            - o passado pesa “como a realidade de nada” e o futuro “como a possibilidade de tudo”. O tempo é para ele um factor de desagregação na medida em que tudo é breve e efémero.
            - procura superar a angústia existencial através da evocação da infância e de saudade desse tempo feliz.

O tédio, o cansaço de viver
O poeta constata que não é ninguém, ele é nada – o sonho de ir mais além desaparece. Diz que não sabe nada, não sabe sentir, não sabe pensar, não sabe querer, ele é um livro que ficou por escrever. Ele é o tédio de si próprio: está cansado da sua vida, está cansado de si.


Poemas

- “Meu coração é 1 pórtico partido”  - fragmentação do “eu”

- “Hora Absurda”       - fragmentação do “eu”
                                   - interseccionismo

- “Chuva Oblíqua”     - fragmentação do “eu”: o sujeito poético revela-se duplo, na busca de sensações que lhe permitem antever a felicidade ansiada, mas inacessível.
- interseccionismo impressionista: recria vivências que se interseccionam com outras que, por sua vez, dão origem a novas combinações de realidade/idealidade.


- “Autopsicografia”    - dialéctica entre o eu do escritor  e o eu poético, personalidade fictícia e criadora.
            - criação de 1 personalidade livre nos seus sentidos e emoções <> sinceridade de sentimentos
            - o poeta codifica o poema q o receptor descodifica à sua maneira, sem necessidade de encontrar a pessoa real do escritor
            - o acto poético apenas comunica 1 dor fingida, pois a dor real  continua no sujeito que tenta 1 representação.
            -  os leitores tendem a considerar uma dor que não é sua, mas que apreendem de acordo com a sua experiência de dor.  
            - A dor surge em 3 níveis: a dor real, a dor fingida e a “dor lida”
۰        A arte nasce da realidade
۰        A poesia consiste no fingimento dessa realidade: a dor fingida ou intelectualizada
۰        A intelectualização é expressa de forma tão artística que parece mais autêntica que a realidade
۰        Relação do leitor com a obra de arte:
¤        Não sente a dor real (inicial): essa pertence ao poeta
¤        Não sente a dor imaginária: essa pertence ao criador (poeta)
¤        Não sente a dor que ele (leitor) tem
¤        Sente o que o objecto artístico lhe desperta: uma quarta dor, a dor lida
۰        A obra é autónoma, quer em relação ao leitor, quer em relação ao autor (vale por si)
Há uma intelectualização da emoção: é recebido um estímulo (emoção) – dado pelo coração – que é intelectualizado – pela razão ; o que surge na criação são as emoções intelectualizadas. Ou seja, o pensar domina o sentir – a poesia é um acto intelectual

-         Ela canta pobre ceifeira – a ceifeira representa os sensacionistas e o seu canto seduz o poeta, que mesmo assim não consegue deixar de pensar; o poeta quer o impossível: ser inconsciente mas saber que o é, sentir sem deixar de pensar – o seu ideal de felicidade; acaba por verificar que só os sensacionistas são felizes, pois limitam-se a sentir, e tem então um desejo de aniquilamento; musicalidade produzida pelas aliterações, transporte, metáfora e quadra

-         Não sei se é sonho, se realidade – exprime um tensão entre o apelo do sonho (caracterizado pela tranquilidade, sossego, serenidade e afastamento) e o peso da realidade; a realidade fica sempre aquém do sonho e mesmo no sonho o mal permanece – frustração; conclui que a felicidade, a cura da dor de viver, de pensar, não se encontra no exterior mas no interior de cada um.

- Não sei quantas almas tenho – o poeta confessa a sua desfragmentação em múltiplos “eus”, revelando a sua dor de pensar, pque esta divisão provém do facto de ele intelectualizar as emoções; a sucessiva mudança leva-o a ser estranho de si mesmo (não reconhece aqueilo que escreveu); metáfora da vida como um livro: lê a sua própria história (despersonalização, distancia-se para se ver)


-         Entre o sono e o sonho - símbolo do rio: divisão, separação, fluír da vida – percurso da vida; é a imagem permanente da divisão e evidencia a incapacidade de alterar essa situação (o rio corre sem fim – efemeridade da vida); no presente, tal como no passado e no futuro (fatalidade), o eu está condenado à divisão porque condenado ao pensamento (se fosse inconsciente não pensava e por isso não havia possibilidade de haver divisão); tristeza, angústia por não poder fazer nada em relação à divisão que há dentro de si; metáfora da casa como a vida: o seu eu é uma casa com várias divisões – fragmentação

-         Bóiam leves, desatentos - poema apresenta um conjunto de elementos que sugerem indefinição e estagnação, estados que provocam o tédio e o cansaço de viver (“bóiam”, “sono”, “corpo morto”, folhas mortas”, águas paradas”, casa abandonada”); todos estes elementos apontam para a dor, a incapacidade de viver, a angústia, o tédio; os seus pensamentos andam como que à deriva, não têm onde ficar, pois ele é nada; são insignificantes, sem consistência, vagos, sem conteúdo; impossibilidade do sujeito saír do estado de estagnação em que se encontra (entre a vida e a não vida); musicalidade: transporte, anáfora (repetição duma palavra), ritmo (lento, parado – como ele)

-         Aqui na orla da praia, mudo e contente do mar - sujeito não quer desejar muito mais para além do que é natural e espontâneo na vida;  tudo aquilo a que o homem se pode agarrar é imperfeito e inútil (ex:amor); a melhor maneira de passar pela vida é não desejar, não se sentir atraído por nada (apatia, cansaço total); revela um certo desejo de morte porque já n quer nada; desejo de comunhão com a natureza


Fernando Pessoa conta e chora a insatisfação da alma humana. A sua precariedade, a sua limitação, a dor de pensar, a fome de se ultrapassar, a tristeza, a dor da alma humana que se sente incapaz de construir e que, comparando as possibilidades miseráveis com a ambição desmedida, desiste, adormece “num mar de sargaço” e dissipa a vida no tédio.
Os remédios para esse mal são o sonho, a evasão pela viagem, o refúgio na infância, a crença num mundo ideal e oculto, situado no passado, a aventura do Sebastianismo messiânico, o estoicismo de Ricardo Reis, etc.. Todos estes remédios são tentativas frustradas porque o mal é a própria natureza humana e o tempo a sua condição fatal. É uma poesia cheia de desesperos e de entusiasmos febris, de náusea, tédios e angústias iluminados por uma inteligência lúcida – febre de absoluto e insatisfação do relativo.

A poesia está não na dor experimentada ou sentida mas no fingimento dela, apesar do poeta partir da dor real “a dor que deveras sente”. Não há arte sem imaginação, sem que o real seja imaginado de maneira a exprimir-se artisticamente e ser concretizado em arte. Esta concretização opera na memória a dor inicial fazendo parecer a dor imaginada mais autêntica do que a dor real. Podemos chegar à conclusão de que há 4 dores: a real (inicial), a que o poeta imagina (finge), a dor real do leitor e a dor lida, ou seja, intelectualizada, que provém da interpretação do leitor.

Quadro-Síntese:


Temáticas
Estilísticas
Nível Fónico
Nível Morfossintático e semântico
-         Consciência do absurdo da existência, recusa da realidade, incapacidade de viver;
-         Oposições pensar/sentir, consciência/inconsciência, pensamento/vontade, esperança/desilusão

Conduzem a:
-         tédio; angustia; melancolia; desespero; náusea; nostalgia de bem perdido (tema da perda);  abdicação, desistência; abulia; dificuldade em distingir o sonho da realidade;
-         solidão, egotismo, cepticismo, anti-sentimentalismo;
-         inquietação metafísica, dor de pensar, dor de viver

Busca de superação através de:
-         evocação da infância (enquanto símbolo de uma felicidade);
-         ilusão no sonho;
-         ocultismo (procura de uma correspondência entre o visível e o invisível);
-         fingimento( enquanto alienação de si próprio, processo criativo e máscara) - heteronímia
-       musicalidade:
o versificação regular e tradicional (vertente tradicionalista: predomínio da quadra e da quintilha e do verso curto(duas a setes sílabas));
o rima, ritmo, aliteração, onomatopeia
o encavalgamento
-         linguagem sóbria e nobre;
-       expressividade dos modos e tempos verbais, com preferência pelo presente do indicativo;
-       equilíbrio clássico;
-       sintaxe simples;
-       adjectivação expressiva
-       paralelismos e repetições
-       uso de símbolos: reaproveitamento de símbolos tradicionais; passagem de uma imagem-símbolo nacional à reflexão sobre o símbolo;
-       imprevisibilidade: metáforas inesperadas; desarticulação sintática;
-       expressividade da pontuação; interrogações, exclamações, reticências;
-       uso de frases nominais;
-       metáforas, comparações e imagens;
-       antíteses;
-       paradoxos;
-       oxímoros
Fernando Pessoa Ortónimo Reviewed by vanda mata on 12:53 Rating: 5 Características temáticas -          Identidade perdida e incapacidade de definição -          Consciência do absurdo da existência -  ...

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