[blogger]
quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Registos de Língua: Ficha Informativa

VARIEDADE LINGUÍSTICA

Uma língua possui vários registos. Essa variedade tem a ver com fatores:

·         geográficos ( O português que se fala em Lisboa não é igual ao que se fala no Porto, em Ponta Delgada ou em Luanda);
·         sociais ( a escolaridade e as experiencias sociais, familiares e profissionais interferem na forma como usamos a língua);
·         situacionais ( de um modo geral, tentamos adequar a linguagem às situações do dia-a-dia e às pessoas a quem nos dirigimos).

VARIEDADES DO PORTUGUÊS
A variedade do português é tão grande que pode ser dividida em:

·         variedade europeia ( português falado em Portugal continental, na Madeira e nos Açores)
·         variedade brasileira ( português falado no Brasil)
·         variedades africanas ( português falado em países como Angola, Moçambique e Cabo Verde)

REGISTOS DE LÍNGUA ·A influência dos fatores geográficos, sociais ou situacionais dão origem a vários registos de língua que podem ser divididos da seguinte forma: 

a) Registos que seguem ou se aproximam da língua padrão


·         Corrente – corresponde à norma, habitualmente usada nas escolas e nos meios de comunicação social. Pode sofrer variações, tendo em conta o nível de formalidade da situação e o suporte (escrito ou oral).
·         Cuidado – é usado em situações formais, quando não há uma relação de proximidade entre os interlocutores. É muito comum na escrita  e em discursos políticos, conferências e sermões.

b) Registos que se afastam da língua padrão


·         Familiar –  entre amigos e familiares, utilizamos um registo mais informal que, muitas vezes, se afasta da norma. O vocabulário é simples, assim como a construção de frases.
·         Popular – registo marcado pela simplicidade e pelos regionalismos.
·         Calão – linguagem grosseira e vulgar, muitas vezes associada a uma fraca escolarização. No entanto, o calão é conhecido e/ou utilizado por pessoas com diferentes origens e formações. Quando é usado por um grupo específico aproxima-se da gíria.
·         Gíria – corresponde à língua utilizada por certos grupos sociais e/ou profissionais. Existe a gíria dos estudantes, dos professores, dos jornalistas, do futebol, etc.
Técnico-científico – utiliza-se na área das ciências e das técnicas, e só é plenamente entendido pelos especialistas
Registos de Língua: Ficha Informativa Reviewed by vanda mata on 03:06 Rating: 5 VARIEDADE LINGUÍSTICA Uma língua possui vários registos. Essa variedade tem a ver com fatores: ·          geográficos  ( O portuguê...

Sem comentários: